top of page
AdobeStock_93914172_edited.jpg

A escrita é como uma catana que desbasta a selva

​"

A Building Ideas dedica-se ao ofício da construção de livros

​"

QUEM SOMOS

A escrita é como uma catana que desbasta a selva: tal como uma caneta, rasga em gestos decididos o mato que impede a passagem. Para nos adentrarmos pelos meios sombrios e húmidos da selva tropical, há que não ter medo e ir desenhando um caminho. Manejar a catana - como manejar a caneta, é um trabalho de repetição que requer persistência e método; avançamos sempre em prejuízo do nosso conforto, avançamos sempre sem saber o que nos espera: podem ser clareiras solarengas, ou lagos refrescantes, pode calhar-nos apenas o matagal indómito...  Mas avançar é preciso!

 

Escrevemos sempre para comunicar com os outros. Aliás a maior felicidade do ser humano é comunicar-se. Nesse sentido, um escritor é tanto ou mais feliz quanto os leitores que tem e o diálogo que com eles enceta.

 

A Building Ideas dedica-se ao ofício minucioso da construção de livros.

 

Este trabalho começa sempre por um olhar para a selva, para nela tentar desvendar caminhos que podemos rasgar, trabalhando no silêncio: nesse lugar onde se perscrutam as vozes da selva, onde se tenta escutar e compreendê-las. De fora, esse trabalho é invisível - e a linha que se vai fazendo mal se nota dada a dimensão da floresta. Constrói-se todo um percurso, passo a passo, desbravando com decisão. O livro é o testemunho desse adentrar na selva: de cima a selva é praticamente invisível, tal como um livro o é no meio da estante duma grande livraria.  Mas quem queira adentrar-se na selva deve ir pela mão de quem a rasga - e para segurar um livro são precisas duas mãos, uns olhos que veem, o coração, uma mente e a respiração.

 

O impulso que nos faz partir é sempre o da descoberta. Nenhum explorador, como nenhum escritor, se entendam a si no conforto do seu sofá. Ser escritor é uma aventura.

 

Gostamos imensamente de livros. Eles são objectos de sobrevivência. E além disso, um livro não comunica apenas ideias: ele tem também que ser um objecto bonito, agradável. Por isso, para nós, as ideias que os livros transportam, vestem-se agradavelmente para se tornarem companheiros de uma viagem por montes e vales.

FOTO DUARTE.jpeg

Duarte de Lima Mayer

Fundador da Building Ideas

bottom of page