© BUILDING IDEAS / Todos os direitos reservados

A escola é um lugar de extrema riqueza. Para o professor, para os pais, para a própria criança, ela é antes de mais o lugar de um saber que se adquire por meio de interacções… a escola é um local de experimentação de estratégias de adaptação a outras crianças, a adultos, a lugares, a maneiras de pensar e de agir mais ou menos diferentes daquelas da família… é um local de vida colectiva com o prazer da descoberta, de aprender, de partilhar, de fazer em comum; um lugar que apresenta também contrariedades, frustrações, conflitos… A escola é uma micro-sociedade com a riqueza e a complexidade de toda a vida social.

Jacques Fortin

BUILD THE SCHOOL

Com a marca Build the School, entre outros serviços, a building ideas analisa os ambientes escolares, propondo caminhos tendentes a uma melhoria do bem-estar geral dos diferentes actores e da escola como um todo e a uma maior eficácia da gestão ou promove coaching e acções de formação variadas, tendentes p.e. ao reforço e clarificação de propósitos educativos.

*Num esforço colectivo que deverá contar com o trabalho e talento de todos os que a constituem – sem esquecer lideranças competentes, a escola deve tentar constituir-se como comunidade. Uma comunidade em que professores, direcção, funcionários e alunos se vêem como que emulados, e realizados, num ambiente de trabalho salutar e que lhes dá espaço para darem o melhor de si! Quem ganha com isso? Todos. Os alunos também. Que ela seja aquele lugar de pertença que fomente a leitura do mundo e a interrogação cultural, num exercício enquadrado da curiosidade e que faça viver os seus alunos com os olhos bem abertos; que ela seja aquele lugar de busca de sentidos, da ética da partilha e da cumplicidade.

Alguns testemunhos de professores sobre um bom ambiente escolar:

“É um ambiente em que as pessoas se sintam de alguma forma desinibidos no sentido de poderem fazer o seu trabalho, em que haja alguma cooperação com a colegas, em que haja também alguma facilitação por parte do Conselho Executivo...”

“há um bom ambiente escolar se as pessoas se esforçarem por isso, mas também tem muito a ver com a atitude do Conselho Directivo em relação aos alunos, e até em relação às pessoas de resolver conflitos que os outros nem sequer dão por isso… há questões que aparecem e que são resolvidas que a maior parte das pessoas nem dão por elas… portanto não se deixa avolumar… e se as coisas forem resolvidas cada uma delas à medida que aparecem não crescem, não se acumulam. Acho que tem muito a ver com isso."

*adapt. do livro “Uma Educação com Sentido. Reflexão sobre a Escola, hoje” de Duarte de Lima Mayer

 

PUBLICAÇÕES

 
 

PROGRAMA "BUILD THE SCHOOL"

Apresentação do programa "Build the School"; projecto piloto desenvolvido entre 2011 e 2013 em conjunto com os seguintes parceiros: ISCSP, Parques de Sintra - Monte da Lua, Associação ABFE, Externato Paroquial de Colares e Embaixada da Austrália.